Hoje, 25 de abril, começou a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, este ano com uma novidade: o Ministério da Saúde apresenta uma só vacina que imuniza a pessoa contra o vírus H1N1, H3N2 e a Inflenza B que é a gripe comum, e por isso está sendo chamada de vacina trivalente.
A influenza 2011 é para profissionais de saúde, grávidas, população indígena, idosos acima dos 60 anos, e crianças com idade entre 6 meses e 1 ano, 11 meses e 29 dias (ou seja menores de 2 anos). A meta nacional é vacinar 80% do público alvo, cerca de 29.929.043 pessoas.
Quem deve tomar???
Profissionais de saúde a vacina é importante pelo contato a todo tipo de pacientes, e isso nos torna mais suscetíveis a contrair o vírus. Em 2009, primeiro ano da Gripe H1N1 profissionais da saúde do Brasil e do mundo trabalharam com a máscara de proteção N95 (aquela em formato de focinho) utilizada por quem tem contato com pacientes com tuberculose.
Pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes (como diabetes e hipertensão), principais complicações da influenza, são mais comuns em pessoas acima dos 60 anos e em crianças com menos de dois anos, além das gestantes e dos indígenas, também vulneráveis.
No caso das crianças, é preciso uma atenção maior dos pais ou responsáveis, pois eles deverão levá-las duas vezes aos postos de vacinação. Em cada vez, será aplicada meia dose de vacina. Para garantir proteção contra a gripe, é fundamental que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina.
Ano passado falou-se muito que a vacina não era algo seguro e que tinha muitos efeitos colaterais. Ela é fabricada com o vírus inativo dos tipos mais comuns de gripe. É segura e os médicos recomendam que se tome a vacina.
Ficou a dúvida: existe contraindicação? SIM! Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, deficiência no sistema imunológico (de defesa do organismo) ou tratamento de doenças como câncer e aids, devem consultar o médico antes de tomar a vacina.
E onde podemos nos vacinar? As pessoas devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos de vacinação, bem como o endereço e o horário de funcionamento. A campanha vai até 13 de maio em todo o país. O Dia da Mobilização Nacional contra a Gripe (Dia "D") será no próximo sábado, dia 30 de abril.
A Campanha contra Influenza contribui para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das intenções hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. Por isso, todas as vacinas serão financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dicas de saúde começam com suas perguntas
Deixe suas duvidas