De cada 10 brasileiros, 2 sofrem de hipertensão, segundo dados do Ministério da Saúde. Mas, afinal, o que é a pressão alta? Tudo começa quando o coração, ao bater, bombeia sangue para as artérias, criando uma pressão dentro delas – à qual se dá o nome de pressão arterial.
A pressão arterial varia durante o dia, devido a fatores como atividade física, estresse ou repouso. Os valores ideais da "pressão normal" não devem ultrapassar 13 por 8, mas podem haver pequenas oscilações. Quando os níveis permanecem elevados, é importante procurar orientação médica.
A hipertensão é uma doença comum que atinge pessoas de qualquer idade ou sexo. Sabe-se também que a maioria dos casos é de origem familiar, e que contribui para o aparecimento da doença maus hábitos como ser obeso, sedentário, fumar, ingerir bebidas alcoólicas exageradamente, viver em constante estresse e comer muito sal.
Em muitos casos, a pressão alta não gera sintomas, mas esse silêncio é um perigo, pois aumenta o risco de infarto e de acidente vascular cerebral (o AVC, popularmente conhecido como derrame), insuficiência cardíaca e insuficiência renal.
Atitudes positivas
É aconselhável fazer a medição da pressão a cada seis meses e, se você tem casos de hipertensão na família, vale verificar a sua pressão com mais freqüência. Ao perceber tendência à pressão alta, procure um médico e faça acompanhamento regular. Provavelmente você precisará rever seus hábitos alimentares e de vida, além de utilizar medicamentos para controlar a doença, dependendo do caso.
Diga sim para
Prática de esportes como caminhada, natação, hidroginástica, yoga, seguindo sempre a orientação do seu médico; (e aqui acrescentamos uma orientação também de um treinador especializado, pois a prática errada de exercícios físicos pode trazer sérias conseqüências).
Consultas regulares ao médico;
Medicação diária, com prescrição médica. Não adianta tomar remédio quando percebe os primeiros sintomas da hipertensão.
Excesso de sal na comida;
Alimentos gordurosos;
Consumo exagerado de bebida alcoólica;
Sedentarismo;
Obesidade;
Cigarro;
Estresse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dicas de saúde começam com suas perguntas
Deixe suas duvidas