Recomeçar na Terceira Idade!
“Talvez se eu tivesse começado a treinar mais cedo, eu poderia me aposentar mais tarde …”
“Se você tem boa saúde, grandes amigos … isso faz toda a diferença …”
Depoimentos de quem já fez a sua história, ou melhor de quem reescreve a sua história!
Uma reportagem do Espaço Aberto Saúde sobre o envelhecimento …
…No Brasil, já foi ultrapassada a marca de 14 milhões de pessoas na terceira idade. Segundo o IBGE, o envelhecimento da população deve crescer rápido. Mas é preciso saber como cuidar dos idosos. Além disso, muitos se exercitam para viver melhor.
Você pode começar AGORA!
Temos que pensar em nossa vida como se fosse uma poupança, para que ao longo do tempo, possamos fazer pequenos resgates e assim aumentar a nossa longevidade com prazer e sabedoria.
Nós nascemos para sermos fortes e rápidos, mais sem o exercício físico não conseguimos manter isso por toda a vida. E com a falta de exercício começa o processo de deterioração, e às vezes até precocemente!
"Se o exercício pudesse ser colocado em uma garrafa, ele seria o mais forte medicamento que o dinheiro poderia comprar" Robert Butler
Treine com especialista, treine com a TRED SPORTS
Grávidas deixam de fazer exercícios e risco de doenças aumenta
Uma pesquisa descobriu que 65% das mulheres grávidas não praticam o tempo mínimo de atividades físicas recomendado pela Secretaria e pela Organização Mundial da Saúde. = 30 minutos diários contínuos.
A diminuição do nível de exercícios aumenta o risco de hipertensão, diabetes e ganho de peso na gravidez.
Ao longo do estudo, 127 mulheres grávidas, com idades entre 16 e 40 anos, utilizaram o "pedômetro" - aparelho que mede o número de passos dados - além de responderem a questionários específicos. No início da gravidez, as mulheres se exercitavam por, pelo menos, 30 minutos de forma contínua. O nível de atividades caiu 34% no segundo trimestre da gravidez. No terceiro, a redução foi de 41%, em relação ao início da gestação.
"Os motivos apresentados pelas mulheres vão desde excesso de peso até a influência de familiares e amigos que as orientam a se preservarem, não fazerem exercícios" afirmou o presidente do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) - parceiro do estudo -, Timóteo Araújo.
O ginecologista e diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Luciano Pompei, explica que em casos de risco de aborto o exercício físico não é recomendado, mas se for uma gravidez saudável ele é muito bem vindo. "Exercício não provoca aborto", desmistificou ele as crenças de algumas grávidas. "O ginecologista analisa cada caso individualmente e recomenda as atividades de acordo com o condicionamento físico da grávida", afirmou.
Um ponto importante levantado por Pompei é que a mulher que sempre foi sedentária não pode "querer virar atleta na gravidez". Segundo ele, para quem não está acostumado às atividades físicas, o melhor é começar com caminhadas leves. "Quando a barriga ganha volume, um dos esportes indicados é a hidroginástica, pois alivia o peso, cansa menos e é confortável para gestante", concluiu.
Segue abaixo uma lista de atividades que podem ser praticadas pelas mulheres grávidas, algumas com certas restrições. No entanto, é essencial a autorização do médico e acompanhamento profissional. "As atividades podem ser feitas até o penúltimo mês. A partir da dilatação do colo do útero, a recomendação é repousar", disse Pompei.
Atividades para gestantes:
Caminhada - De acordo com o ginecologista Luciano Pompei, caminhar é o exercício ideal para mulheres que eram sedentárias antes da gravidez. Andar ajuda a melhorar o sistema cardiovascular da gestante, disse ele.
Natação - Os esportes aquáticos propiciam conforto às grávidas, com mais de seis meses de gestação, por causa da barriga, segundo Pompei. Diante de autorização médica, a mulher pode praticar natação sem qualquer risco para o bebê.
Hidroginástica - A hidroginástica é a atividade preferida das gestantes, de acordo com o ginecologista Pompei. Ele afirma que, por ser dentro da água, elas cansam menos, não há sobrecarga nos pés e melhora as dores na coluna.
Musculação - Se a mulher já frequentava a academia, não precisa parar, mas deve diminuir as cargas dos exercícios para evitar a pressão abdominal. A musculação não provoca o aborto, segundo Pompei. O educador físico Timóteo Araújo acrescentou que o profissional que acompanhar o treino da gestante vai passar exercícios que NÃO comprimam a barriga ou forcem a curvatura da coluna da mulher. O ideal é que ela faça em uma intensidade que consiga conversar normalmente durante a prática, sem travar a respiração.
Pilates - De acordo com o presidente do Celafiscs, Timóteo Araújo, o pilates não é melhor nem pior para as gestantes dos que os demais exercícios físicos. O que o difere é o fato de ser individual, pois assim a mulher tem um acompanhamento mais detalhado e exclusivo do profissional.
Correr - A mulher que já corria antes de engravidar pode continuar com os exercícios durante a gestação. Segundo Araújo, a diminuição de intensidade vai ocorrer naturalmente, conforme o crescimento da barriga e aumento do peso da grávida. O educador físico ressaltou a importância do controle da temperatura corporal, a partir do suor - se ele for excessivo significa que a o corpo está demasiado quente e o calor é transmitido ao bebê.
Andar de bicicleta - A atividade não prejudica a gestação, no entanto, a partir de determinado mês, a barriga vai impedir que a mulher pedale com conforto. Outro ponto levantado por Araújo é o risco de queda e acidentes. No entanto, se for uma bicicleta ergométrica não há qualquer risco.
Step - As aulas de step nas academias podem ser frequentadas por grávidas, segundo Araújo, diante de autorização médica. Segundo ele, steps muito altos não são indicados para as gestantes. O exercício não aumenta risco de aborto, mas a execução dos passos pode ficar difícil conforme o passar dos meses.
Jump - As atividades sobre a pequena cama elástica estão liberadas, no entanto, com uma restrição. Em vez dos altos saltos, a recomendação é que as grávidas não tirem o pé da cama. Elas podem fazer os movimentos, mas sem saltar, afirmou Araújo. As camas elásticas com corrimão de apoio são mais indicadas para a prática de jump por grávidas.
Yoga - De acordo com o presidente do Celafiscs, Timóteo Araújo, as atividades de origem oriental têm vantagens para as gestantes. A melhora do controle respiratório e postura estão entre elas, segundo Araújo. As posições da yoga ajudam no estímulo muscular e melhoram as dores na coluna das mulheres grávidas, disse o também educador físico.
Fonte: Brasil SUS
Claro que este artigo mostra de forma generalizada todos os treinamentos recomendados, mas sempre defendemos que você treine de maneira customizada; Temos um treino especifico, um acompanhamento individualizado e monitoramento adequado a sua necessidade e do seu bebê, para que você desfrute de uma nova fase com muita energia e disposição!
Tred Sports
Informação e Saúde na Internet!
Life Complex
Já conhece este produto?
Estudamos e testamos, ele é realmente excelente e o melhor não mexe com o cérebro e liberado pela ANVISA.
Um produto que é potencializado com a ação dos exercicios!
Quer saber mais?
Entre em contato por conosco
TRED SPORTS
UMA VIAGEM VASCULAR –> COLESTEROL (HDL / LDL) –> ATEROSCLEROSE
Por acaso você sabe como se forma as placas de ateroma que podem se formar no seu organismo?
Postarei um video que mostra como isso acontece, espero que gostem.
Prevenção é tudo … Seu corpo o seu melhor negócio!
Tred Sports
Informação e Saúde na Internet!
Diabetes em vídeo
Um jeito facil de conhecer sobre o diabetes
Assista, aprenda e previna-se … quanto antes saber como está a sua saúde melhor!
Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.
Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
Embora ainda não haja uma cura definitiva para o Diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.
Atualmente, estima-se que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas (cerca de 15 milhões no Brasil), o que significa que seis por cento da população tem diabetes.
Segundo uma projecção internacional, A população de doentes diabéticos a nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50 por cento, para 380 milhões de pessoas a sofrerem desta doença crónica.
Tred Sports
Informação e Saúde na Internet!
APNEIA NOTURNA – Você sabê o que é isso?
Apneia do sono ou Apneia noturna é uma desordem do sono caracterizada pela suspensão da respiração durante o sono. Estes episódios de apneia ( falta de respiração) podem durar alguns segundos, por tempo suficiente para que uma ou mais respirações sejam perdidas, após os quais é retomada a respiração normal, e ocorrem repetidamente durante o sono.
Video Uol
A atividade física é uma unanimidade na promoção de saúde e manutenção da qualidade de vida. O detalhe é que os exercícios físicos contribuem também para melhorar o padrão de sono e proteger o individuo contra os efeitos de sua privação.
Movimentar o corpo contribui para que tenhamos a cobiçada noite de sono perfeita e, consequentemente, para acordarmos renovados, de alto astral e bem dispostos. Um dos responsáveis é a endorfina que devido ao seu efeito analgésico atenua as dores musculares. Além disso, relaxa o corpo e aumenta a sensação de prazer. Estudos comprovam que as pessoas que praticam esportes demoram menos tempo para adormecer, cerca de 7 minutos, quando comparadas com as que não se exercitam, 10 minutos.
Uma das principais funções do sono é recuperação física e mental do organismo. Quando os exercícios são praticados com regularidade, a qualidade do sono tende a melhorar, ou seja, fica menos fragmentado e ocorre o prolongamento das fases profundas. É durante essas fases do sono que a glândula hipófise, localizada no cérebro, produz o hormônio do crescimento (GH), que está envolvido na regeneração de ossos, músculos e funções cognitivas como memória, reflexos, raciocínio e concentração. Com cerca de 4 horas de sono tranquilo, o nosso organismo consegue recuperar 60% das energias.
As noites de sono sem interrupções e com tempo adequado (média de 8 horas) deixam o corpo fisicamente preparado e com os reflexos aguçados. Para os atletas isso significa menor risco de lesões por fadiga muscular, melhora no desempenho e nos resultados.
É importante ressaltar que a atividade seja moderada e regular. Esportes aeróbicos como a corrida ou natação, por exemplo, exigem mais do sistema cardiocirculatório. Quanto mais em forma a pessoa estiver, menores são as chances de ocorrer os roncos e as apneias que impossibilitam a recuperação completa do corpo durante a noite e provocam sonolência excessiva durante o dia.
O alerta fica por conta dos exageros (overtraining) e das horas inadequadas para a prática dos esportes. Atividade física em excesso causa estresse muscular, pode provocar fraturas e por causa do ácido lático, dores fortes por todo o corpo. Esta última situação impede que a pessoa chegue às fases de sono profundo. Substâncias estimulantes como a adrenalina, também são produzidas durante os exercícios, por isso deve-se evitar a malhação por pelo menos 4 horas antes de dormir para não interferir no processo de início e manutenção do sono.
Referências:
- American College Sports Medicine. Prova de esforço e prescrição de exercício. Rio de Janeiro. Revinter, 1994.
- Guyton, A.C.; Hall, J. E. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.
- Van Boxtel,M. P.; Paas, F. G.; Houx, P. J.; Adam, J.; Teeken, J. C.; Jolles, J. Aerobic capacity and cognitive performance in a cross-sectional aging study. Medicine Science Sports and Exercise, n. 29, v. 10, p. 1357-1365, 1997.
Fonte: Blog http://roncoeapneiadosono.blogspot.com
TRED SPORTS: Mal de Parkinson e Atividade Física
Estudo mostra dano cardíaco silencioso em pessoas dependentes de cocaína
Personal Trainer Especializado em 3ª idade, quer dizer a melhor idade!!!
Amarrar os sapatos, levantar do sofá com um copo na mão, subir escadas segurando uma
bandeja. Parecem atividades simples mas trata-se, na verdade, de malhação.
A sequência de movimentos, feita por alunos que já passaram dos 70 anos, garante não só fortalecimento da musculatura mas independência para eles viverem plenamente a terceira idade.
Todos estes “exercícios triviais” podem ser acompanhados por um profissional especializado cada vez mais frequente. É uma espécie de "personal vovô”, uma tendência forte no País afirma o presidente da Fitness Brasil, Waldyr Soares, 72 anos, idealizador e consumidor desta modalidade de mercado crescente.
“A população está envelhecendo e, ao mesmo tempo, o sedentarismo aumenta. Estas duas condições não podem ser combinadas porque viver muito sem qualidade, ao meu ver, não é vantagem”, afirma Soares que foi um típico sedentário até os 45 anos e agora vai à academia e também tem ajuda de uma personal especializada.
Ascensão
Trabalhar o alongamento, fortalecer musculatura e ampliar as capacidades do pulmão e do coração são os objetivos dos personais trainers especializados em idosos.
“O foco não é a estética, mas também não é a doença. O objetivo é a prevenção de problemas de saúde”, explica Rodrigues.
“Estamos em uma das pontas no trio formado por médico, fisioterapeuta e educador físico do idoso. Só podemos trabalhar com este público se o médico liberar. As informações entre estes especialistas precisam ser trocadas sempre e, assim, o bem-estar da terceira idade é garantido”, diz Rodrigues.
As projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em 2025 o número de idosos, pela primeira vez, vai superar o de jovens no País. E a população que desde cedo “aprende” a ser sedentária só aumenta as estatísticas após os 55 anos.
"Raio-X" da saúde do brasileiro e feito com base em um estudo populacional do Ministério da Saúde, é possível constatar que entre as pessoas de 18 a 24 anos, 21,1% dos homens e 10% das mulheres são inativos fisicamente, ou seja, não fizeram um único movimento com o corpo nos últimos três meses (como caminhadas, ginástica ou um futebolzinho). Na faixa etária entre 65 anos ou mais, a taxa sobe para 29,1% e 17%, respectivamente.
Mais que estética, dar função ao organismo, ao corpo (isso é treinamento funcional).
Nunca é tarde para começar a se cuidar e o exercício trás excelentes benefícios a curto, médio e a longo prazo, pois chegar aos 100 anos com saúde e disposição, é uma coisa que todos queremos e devemos para nós mesmos.
Os beneficio do exercício é adquirido desde que seja quantificado corretamente, para cada pessoa, pois somos seres unicos, cada um tem seu ritmo, gosto, corpo, etc.
Envelhecer com saúde
Doenças adquiridas com o envelhecimento podem ser prevenidas através do exercício físico adequado, como por exemplo: Osteoporose, Aumento de peso, Doenças Coronarianas, Diabetes tipo II, entre outras.
Existe uma infinidade de doenças que podem ser prevenidas através do exercício físico!
Comece a se cuidar hoje, agora e viva muito melhor amanhã.
Confira também neste blog nosso Especial Idoso.
Incidência de enfarte cai em homens e sobe em mulheres
Dor no braço: um aviso que costuma ser ignorado
Informações sobre os riscos da Obesidade
Hipertensão sob controle
Pesquisa constata que exercício regular baixa glicose com eficácia de medicamento
BOAS NOTICIAS!!!
Diabetes: mais um risco para o coração
Diabetes com Dr Drauzio Varella
O Dr. Drauzio Varella explica tudo sobre a doença que afeta 10 milhões de brasileiros.
Bom colocamos as postagens feita pelo fantástico, pois todos tem que saber o que é o Diabetes, como preveni-lo, como tratá-lo e o mais importante, como viver bem com ele.
Estamos aqui para informar que o exercício físico bem orientado por um especialista em grupos especiais faz toda a diferença, então treine com quem conhece a doença e o mais importante que saiba conduzir o treinamento com segurança, pois o a pessoa com diabetes, pode morrer sem sentir dor (por causa da doença).
Importantíssimo Uma pré anamnese (mini avaliação) a cada treinamento, tanto antes, quanto depois, para que você não corra risco e também treinar num horário bem adequado para sua saúde.
Acesse os links