I made this widget at MyFlashFetish.com.

Recomeçar na Terceira Idade!

“Talvez se eu tivesse começado a treinar mais cedo, eu poderia me aposentar mais tarde …”

“Se você tem boa saúde, grandes amigos … isso faz toda a diferença …”

Depoimentos de quem já fez a sua história, ou melhor de quem reescreve a sua história!

Uma reportagem do Espaço Aberto Saúde sobre o envelhecimento …

…No Brasil, já foi ultrapassada a marca de 14 milhões de pessoas na terceira idade. Segundo o IBGE, o envelhecimento da população deve crescer rápido. Mas é preciso saber como cuidar dos idosos. Além disso, muitos se exercitam para viver melhor.

Você pode começar AGORA!

Temos que pensar em nossa vida como se fosse uma poupança, para que ao longo do tempo, possamos fazer pequenos resgates e assim aumentar a nossa longevidade com prazer e sabedoria.

Nós nascemos para sermos fortes e rápidos, mais sem o exercício físico não conseguimos manter isso por toda a vida. E com a falta de exercício começa o processo de deterioração, e às vezes até precocemente!

"Se o exercício pudesse ser colocado em uma garrafa, ele seria o mais forte medicamento que o dinheiro poderia comprar" Robert Butler

Treine com especialista, treine com a TRED SPORTS

Grávidas deixam de fazer exercícios e risco de doenças aumenta

 

gravida

Uma pesquisa  descobriu que 65% das mulheres grávidas não praticam o tempo mínimo de atividades físicas recomendado pela Secretaria e pela Organização Mundial da Saúde. = 30 minutos diários contínuos.

A diminuição do nível de exercícios aumenta o risco de hipertensão, diabetes e ganho de peso na gravidez.

Ao longo do estudo, 127 mulheres grávidas, com idades entre 16 e 40 anos, utilizaram o "pedômetro" - aparelho que mede o número de passos dados - além de responderem a questionários específicos. No início da gravidez, as mulheres se exercitavam por, pelo menos, 30 minutos de forma contínua. O nível de atividades caiu 34% no segundo trimestre da gravidez. No terceiro, a redução foi de 41%, em relação ao início da gestação.

"Os motivos apresentados pelas mulheres vão desde excesso de peso até a influência de familiares e amigos que as orientam a se preservarem, não fazerem exercícios" afirmou o presidente do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) - parceiro do estudo -, Timóteo Araújo.

O ginecologista e diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Luciano Pompei, explica que em casos de risco de aborto o exercício físico não é recomendado, mas se for uma gravidez saudável ele é muito bem vindo. "Exercício não provoca aborto", desmistificou ele as crenças de algumas grávidas. "O ginecologista analisa cada caso individualmente e recomenda as atividades de acordo com o condicionamento físico da grávida", afirmou.

Um ponto importante levantado por Pompei é que a mulher que sempre foi sedentária não pode "querer virar atleta na gravidez". Segundo ele, para quem não está acostumado às atividades físicas, o melhor é começar com caminhadas leves. "Quando a barriga ganha volume, um dos esportes indicados é a hidroginástica, pois alivia o peso, cansa menos e é confortável para gestante", concluiu.

Segue abaixo uma lista de atividades que podem ser praticadas pelas mulheres grávidas, algumas com certas restrições. No entanto, é essencial a autorização do médico e acompanhamento profissional. "As atividades podem ser feitas até o penúltimo mês. A partir da dilatação do colo do útero, a recomendação é repousar", disse Pompei.

Atividades para gestantes:

pe0066318

Caminhada - De acordo com o ginecologista Luciano Pompei, caminhar é o exercício ideal para mulheres que eram sedentárias antes da gravidez. Andar ajuda a melhorar o sistema cardiovascular da gestante, disse ele.

Natação - Os esportes aquáticos propiciam conforto às grávidas, com mais de seis meses de gestação, por causa da barriga, segundo Pompei. Diante de autorização médica, a mulher pode praticar natação sem qualquer risco para o bebê.

Hidroginástica - A hidroginástica é a atividade preferida das gestantes, de acordo com o ginecologista Pompei. Ele afirma que, por ser dentro da água, elas cansam menos, não há sobrecarga nos pés e melhora as dores na coluna.

Musculação - Se a mulher já frequentava a academia, ngestanteão precisa parar, mas deve diminuir as cargas dos exercícios para evitar a pressão abdominal. A musculação não provoca o aborto, segundo Pompei. O educador físico Timóteo Araújo acrescentou que o profissional que acompanhar o treino da gestante vai passar exercícios que NÃO comprimam a barriga ou forcem a curvatura da coluna da mulher. O ideal é que ela faça em uma intensidade que consiga conversar normalmente durante a prática, sem travar a respiração.

Pilates - De acordo com o presidente do Celafiscs, Timóteo Araújo, o pilates não é melhor nem pior para as gestantes dos que os demais exercícios físicos. O que o difere é o fato de ser individual, pois assim a mulher tem um acompanhamento mais detalhado e exclusivo do profissional.

Correr - A mulher que já corria antes de engravidar pode continuar com os exercícios durante a gestação. Segundo Araújo, a diminuição de intensidade vai ocorrer naturalmente, conforme o crescimento da barriga e aumento do peso da grávida. O educador físico ressaltou a importância do controle da temperatura corporal, a partir do suor - se ele for excessivo significa que a o corpo está demasiado quente e o calor é transmitido ao bebê.

Andar de bicicleta - A atividade não prejudica a gestação, no entanto, a partir de determinado mês, a barriga vai impedir que a mulher pedale com conforto. Outro ponto levantado por Araújo é o risco de queda e acidentes. No entanto, se for uma bicicleta ergométrica não há qualquer risco.

Step - As aulas de step nas academias podem ser frequentadas por grávidas, segundo Araújo, diante de autorização médica. Segundo ele, steps muito altos não são indicados para as gestantes. O exercício não aumenta risco de aborto, mas a execução dos passos pode ficar difícil conforme o passar dos meses.

Jump - As atividades sobre a pequena cama elástica estão liberadas, no entanto, com uma restrição. Em vez dos altos saltos, a recomendação é que as grávidas não tirem o pé da cama. Elas podem fazer os movimentos, mas sem saltar, afirmou Araújo. As camas elásticas com corrimão de apoio são mais indicadas para a prática de jump por grávidas.

Yoga - De acordo com o presidente do Celafiscs, Timóteo Araújo, as atividades de origem oriental têm vantagens para as gestantes. A melhora do controle respiratório e postura estão entre elas, segundo Araújo. As posições da yoga ajudam no estímulo muscular e melhoram as dores na coluna das mulheres grávidas, disse o também educador físico.

Fonte: Brasil SUS

exercicio-para-gestante58-294x300

Claro que este artigo mostra de forma generalizada todos os treinamentos recomendados, mas sempre defendemos que você treine de maneira customizada; Temos um treino especifico, um acompanhamento individualizado e monitoramento adequado a sua necessidade e do seu bebê, para que você desfrute de uma nova fase com muita energia e disposição!

blog-amelamento-materno

Tred Sports

Informação e Saúde na Internet!

Life Complex

Já conhece este produto?

Estudamos e testamos, ele é realmente excelente e o melhor não mexe com o cérebro e liberado pela ANVISA.

Um produto que é potencializado com a ação dos exercicios!

Quer saber mais?

Entre em contato por conosco

tred_sports@hotmail.com

life complex

TRED SPORTS

Espaço Tred no Facebook

imageimage

 

Tred Sports

Informação e Saúde na Internet!

UMA VIAGEM VASCULAR –> COLESTEROL (HDL / LDL) –> ATEROSCLEROSE

Por acaso você sabe como se forma as placas de ateroma que podem se formar no seu organismo?

Postarei um video que mostra como isso acontece, espero que gostem. Smiley piscando

Prevenção é tudo … Seu corpo o seu melhor negócio!

Tred Sports

Informação e Saúde na Internet!

Diabetes em vídeo

 

Um jeito facil de conhecer sobre o diabetes

Assista, aprenda e previna-se … quanto antes saber como está a sua saúde melhor!

Diabetes e você!

Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.
Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
Embora ainda não haja uma cura definitiva para o Diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.
Atualmente, estima-se que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas (cerca de 15 milhões no Brasil), o que significa que seis por cento da população tem diabetes.
Segundo uma projecção internacional, A população de doentes diabéticos a nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50 por cento, para 380 milhões de pessoas a sofrerem desta doença crónica.

Tred Sports

Informação e Saúde na Internet!

APNEIA NOTURNA – Você sabê o que é isso?

 

Apneia do sono ou Apneia noturna é uma desordem do sono caracterizada pela suspensão da respiração durante o sono. Estes episódios de apneia ( falta de respiração) podem durar alguns segundos, por tempo suficiente para que uma ou mais respirações sejam perdidas, após os quais é retomada a respiração normal, e ocorrem repetidamente durante o sono.

Video Uol

Sono x ExerciciosObservar

A atividade física é uma unanimidade na promoção de saúde e manutenção da qualidade de vida. O detalhe é que os exercícios físicos contribuem também para melhorar o padrão de sono e proteger o individuo contra os efeitos de sua privação.  

Movimentar o corpo contribui para que tenhamos a cobiçada noite de sono perfeita e, consequentemente, para acordarmos renovados, de alto astral e bem dispostos. Um dos responsáveis é a endorfina que devido ao seu efeito analgésico atenua as dores musculares. Além disso, relaxa o corpo e aumenta a sensação de prazer. Estudos comprovam que as pessoas que praticam esportes demoram menos tempo para adormecer, cerca de 7 minutos, quando comparadas com as que não se exercitam, 10 minutos.

Uma das principais funções do sono é recuperação física e mental do organismo. Quando os exercícios são praticados com regularidade, a qualidade do sono tende a melhorar, ou seja, fica menos fragmentado e ocorre o prolongamento das fases profundas. É durante essas fases do sono que a glândula hipófise, localizada no cérebro, produz o hormônio do crescimento (GH), que está envolvido na regeneração de ossos, músculos e funções cognitivas como memória, reflexos, raciocínio e concentração. Com cerca de 4 horas de sono tranquilo, o nosso organismo consegue recuperar 60% das energias.  

As noites de sono sem interrupções e com tempo adequado (média de 8 horas) deixam o corpo fisicamente preparado e com os reflexos aguçados. Para os atletas isso significa menor risco de lesões por fadiga muscular, melhora no desempenho e nos resultados. 

É importante ressaltar que a atividade seja moderada e regular. Esportes aeróbicos como a corrida ou natação, por exemplo, exigem mais do sistema cardiocirculatório. Quanto mais em forma a pessoa estiver, menores são as chances de ocorrer os roncos e as apneias que impossibilitam a recuperação completa do corpo durante a noite e provocam sonolência excessiva durante o dia. 

O alerta fica por conta dos exageros (overtraining) e das horas MULHER-GORDA-FAZENDO-GINASTICA-COM-CORDA-IMAGEM-DE-HUMOR-HILARIA-ANIMADA-VALE-A-PENA-VERinadequadas para a prática dos esportes. Atividade física em excesso causa estresse muscular, pode provocar fraturas e por causa do ácido lático, dores fortes por todo o corpo. Esta última situação impede que a pessoa chegue às fases de sono profundo. Substâncias estimulantes como a adrenalina, também são produzidas durante os exercícios, por isso deve-se evitar a malhação por pelo menos 4 horas antes de dormir para não interferir no processo de início e manutenção do sono.

Referências:

  1. American College Sports Medicine. Prova de esforço e prescrição de exercício. Rio de Janeiro. Revinter, 1994.
  2. Guyton, A.C.; Hall, J. E. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.
  3. Van Boxtel,M. P.; Paas, F. G.; Houx, P. J.; Adam, J.; Teeken, J. C.; Jolles, J. Aerobic capacity and cognitive performance in a cross-sectional aging study. Medicine Science Sports and Exercise, n. 29, v. 10, p. 1357-1365, 1997.  

Fonte: Blog http://roncoeapneiadosono.blogspot.com

Estudo mostra dano cardíaco silencioso em pessoas dependentes de cocaína

Um usuário pesado de cocaína pode não perceber até onde o hábito de uso da substância pode prejudicar seu coração, pois não há necessariamente sintomas, revela um pequeno estudo publicado pela revista Heart.
Segundo os pesquisadores, as autópsias revelam que um em cada cinco dependentes em cocaína tem miocardite - inflamação do miocárdio - e acredita-se que um quarto dos infartos não mortais nas pessoas menores de 45 anos esteja associado ao consumo de cocaína.
A miocardite costuma provocar dores no peito e insuficiência cardíaca, e ainda pode resultar em infartos fatais e não-fatais (sem morte), mas sem a dor típica de artérias bloqueadas, a exemplo do que ocorre na doença coronariana.
Os pesquisadores quiseram determinar se existiam provas tangíveis de danos ao coração entre os consumidores a longo prazo de cocaína que não tinham histórico de doenças coronárias, nem sintomas de problemas no coração.
Assim, fizeram um acompanhamento da saúde de 30 viciados na droga que a consumiam há anos e que tinham se internado em um centro de reabilitação.
No grupo havia 25 homens e cinco mulheres com uma idade média de 37 anos. Cerca de 20% deles estavam infectados com hepatite C ou com o HIV, revelou o estudo.
A metade dos viciados consumia também outras substâncias, como opiáceos e álcool, e tinha consumido durante uma média de 12 anos aproximadamente 5,5 gramas de coca por dia.
Os autores fizeram uma série de teste para detectar qualquer anormalidade na função do coração, como níveis de elementos químicos no organismo, testes físicos e ressonâncias magnéticas.
Embora a função do coração fosse normal em todos os casos, em 12 foram detectadas anomalias localizadas e uma alta prevalência (83%) de danos estruturais.
Quase a metade das pessoas examinadas apresentava edema do ventrículo inferior esquerdo, fato que foi associado a um maior consumo de cocaína.
As ressonâncias magnéticas também revelaram danos no tecido (fibrose) em 73% dos viciados na droga, possivelmente como resultado de um infarto silencioso.
Os pesquisadores lembram que o edema é sinal de um dano recente e reversível, mas que o mesmo não se dá com a fibrose.
Os autores constatam que o abuso de múltiplas drogas poderia ter contribuído para o tipo de dano detectado nos viciados em cocaína, mas advertem que isso não explicaria todos os casos.
Fonte

Personal Trainer Especializado em 3ª idade, quer dizer a melhor idade!!!

Trabalho diferenciado com alunos da terceira idade foca no fim do sedentarismo e na promoção da saúde.
Amarrar os sapatos, levantar do sofá com um copo na mão, subir escadas segurando uma 
bandeja. Parecem atividades simples mas trata-se, na verdade, de malhação.
A sequência de movimentos, feita por alunos que já passaram dos 70 anos, garante não só fortalecimento da musculatura mas independência para eles viverem plenamente a terceira idade.
Todos estes “exercícios triviais” podem ser acompanhados por um profissional especializado cada vez mais frequente. É uma espécie de "personal vovô”, uma tendência forte no País afirma o presidente da Fitness Brasil, Waldyr Soares, 72 anos, idealizador e consumidor desta modalidade de mercado crescente.

“A população está envelhecendo e, ao mesmo tempo, o sedentarismo aumenta. Estas duas condições não podem ser combinadas porque viver muito sem qualidade, ao meu ver, não é vantagem”, afirma Soares que foi um típico sedentário até os 45 anos e agora vai à academia e também tem ajuda de uma personal especializada.



Ascensão
Trabalhar o alongamento, fortalecer musculatura e ampliar as capacidades do pulmão e do coração são os objetivos dos personais trainers especializados em idosos.

“O foco não é a estética, mas também não é a doença. O objetivo é a prevenção de problemas de saúde”, explica Rodrigues.
“Estamos em uma das pontas no trio formado por médico, fisioterapeuta e educador físico do idoso. Só podemos trabalhar com este público se o médico liberar. As informações entre estes especialistas precisam ser trocadas sempre e, assim, o bem-estar da terceira idade é garantido”, diz Rodrigues.

As projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em 2025 o número de idosos, pela primeira vez, vai superar o de jovens no País. E a população que desde cedo “aprende” a ser sedentária só aumenta as estatísticas após os 55 anos.
"Raio-X" da saúde do brasileiro e feito com base em um estudo populacional do Ministério da Saúde, é possível constatar que entre as pessoas de 18 a 24 anos, 21,1% dos homens e 10% das mulheres são inativos fisicamente, ou seja, não fizeram um único movimento com o corpo nos últimos três meses (como caminhadas, ginástica ou um futebolzinho). Na faixa etária entre 65 anos ou mais, a taxa sobe para 29,1% e 17%, respectivamente.
Fonte: Portal da Erducação Fisica por Fernanda Aranda

Por este motivo nos especializamos as necessidades deste publico.
Mais que estética, dar função ao organismo, ao corpo (isso é treinamento funcional).
Nunca é tarde para começar a se cuidar e o exercício trás excelentes benefícios a curto, médio e a longo prazo, pois chegar aos 100 anos com saúde e disposição, é uma coisa que todos queremos e devemos para nós mesmos.
Os beneficio do exercício é adquirido desde que seja quantificado corretamente, para cada pessoa, pois somos seres unicos, cada um tem seu ritmo, gosto, corpo, etc.


Envelhecer com saúde


Doenças adquiridas com o envelhecimento podem ser prevenidas através do exercício físico adequado, como por exemplo: Osteoporose, Aumento de peso, Doenças Coronarianas, Diabetes tipo II, entre outras.
Existe uma infinidade de doenças que podem ser prevenidas através do exercício físico!
Comece a se cuidar hoje, agora e viva muito melhor amanhã.
Confira também neste blog nosso Especial Idoso.



 O mundo evoluiu para acompanhar essa demanda e nós evoluímos também.
Treine com quem entende e com segurança!
Treine com profissionais da Tred Sports

Incidência de enfarte cai em homens e sobe em mulheres

Pesquisa do HCor mostra que o número geral de enfartados entre seus pacientes caiu 12% de 2009 para 2010, mas a população feminina está na contramão dessa tendência: entre elas houve aumento de 3,8% nos casos da doença
O coração feminino é mais frágil que o dos homens. E não se trata de romantismo. Pesquisa inédita do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo mostra que o número de enfartes entre mulheres cresceu 3,8% de 2009 para 2010, enquanto houve queda de 17% no sexo masculino no mesmo período e de 12% na média geral. O fenômeno é multifatorial, dizem os médicos.
Homens resistem mais do que elas a problemas como diabetes, hipertensão e obesidade, por exemplo, fatores de risco cardiovascular para ambos os sexos. Além disso, há ameaças exclusivamente femininas, como o uso da pílula anticoncepcional aliado ao tabaco, além de peculiaridades orgânicas, como o fato de a mulher ter artérias mais finas e sensíveis. Mas não é só.
Referência em saúde do coração, a American Heart Association (AHA) definiu neste ano novos fatores de risco para a saúde cardiovascular das mulheres. Doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide, complicações na gravidez - hipertensão e diabete gestacional - e depressão foram incluídas entre as ameaças para o sexo feminino.
Os médicos lembram também que, na mulher, quadros de enfarte costumam ser confundidos com outros problemas de saúde. "Os sintomas, na mulher, são mais silenciosos", explica o cardiologista do HCor, César Jardim. "São associados à falta de ar, mal estar, desconforto e dores no estômago."
Na pesquisa do Hcor foram avaliados 201 pacientes enfartados em 2010, ante 228 em 2009. De acordo com Jardim, outro problema com relação à população feminina é a falta de atendimento adequado no pronto-socorro, já que os socorristas, segundo ele, suspeitam mais de enfarte em homens que em mulheres.
A própria natureza joga contra a mulher em relação às doenças cardiovasculares, a começar pelas artérias. "São mais estreitas e menos tolerantes ao álcool e ao cigarro, por exemplo", alerta Abrão José Cury, supervisor de Clínica Médica da Unifesp.
"Síndromes metabólicas, como obesidade, colesterol ruim, diabete e triglicérides elevados, afetam muito mais a mulher que o homem", completa o diretor da Sociedade de Cardiologia de São Paulo, Pedro Sílvio Farsky. Após a menopausa, quando a mulher perde estrogênio (hormônio feminino), fator de proteção cardiovascular, o risco cresce ainda mais.

Dor no braço: um aviso que costuma ser ignorado

Amamentar ajuda a proteger o coração materno
Amamentar por pelo menos um ano pode reduzir em 13% o risco de enfarte, segundo estudo do American Journal of Obstetrics & Gynecology. De acordo com a publicação, essa proteção pode chegar a 37% quando o tempo de aleitamento, consideradas todas as gestações, ultrapassa dois anos. O benefício foi observado em mulheres cujo último filho havia nascido até 30 anos antes.
A pesquisa, que avaliou 89.326 mulheres, todas mães, trouxe a primeira evidência de que o tempo acumulado de amamentação pode influenciar a saúde cardiovascular no longo prazo. Dessas mulheres, 63% já haviam amamentado.
Os pesquisadores levaram em consideração fatores como idade, número de partos, peso, história familiar, dieta e sedentarismo. Uma das hipóteses levantadas pelos especialistas é a de que a amamentação tenha um efeito antiestresse de longa duração, por conta da produção do hormônio ocitocina, que melhora a resposta ao estresse.
A mãe que amamenta também tem mais facilidade de recuperar o perfil metabólico que tinha antes da gravidez. Isso porque, durante a gestação, a quantidade de gordura visceral, a resistência à insulina e os níveis de lipídios e triglicérides aumentam, sobrecarregando o sistema cardiovascular da mãe.

 MAIS FATORES DE RISCO

Referência mundial em saúde do coração, a American Heart Association (AHA) divulgou neste ano novas diretrizes para medir riscos cardiovasculares e apontou as mulheres como público mais vulnerável às doenças do coração. Entre os fatores estão:

Doenças autoimunes: como lúpus e artrite reumatoide

 Complicações na gravidez: sobretudo a diabete gestacional e quadros hipertensivos no período

Fator psiquiátrico: depressão

CORAÇÃO SAUDÁVEL

O Hospital do Coração preparou uma lista de indicadores para uma boa saúde cardíaca

Colesterol abaixo de 200mg/dL

Pressão sanguínea menor que 120/80 mm Hg

Glicose menor que 100 mg/gL

Índice de massa corpórea abaixo de 25, ou seja, fora das faixas de sobrepeso e obesidade

Não fumar

Praticar, semanalmente, no mínimo 150 minutos de exercícios moderados (caminhada, por exemplo) 

Cuidar da alimentação, priorizando o consumo de fibras e controlando a ingestão de gorduras saturadas e sódio.

 TRED INFORMAÇÃO E SAÚDE!
Fonte: Estadão / Saúde

Informações sobre os riscos da Obesidade


Fonte: Site Bem Estar

Só que o IMC, não é 100% confiável, pois você pode ter muita massa muscular e quando calcula o IMC vai dar alto, ele não separa a gordura da massa muscular.

Existem outros cálculos associados, que um especialista em treinamento pode fazer e assim ele avaliará como está seu organismo hoje e quais os reais riscos para sua saúde.

Hipertensão sob controle

De cada 10 brasileiros, 2 sofrem de hipertensão, segundo dados do Ministério da Saúde. Mas, afinal, o que é a pressão alta? Tudo começa quando o coração, ao bater, bombeia sangue para as artérias, criando uma pressão dentro delas – à qual se dá o nome de pressão arterial.

A pressão arterial varia durante o dia, devido a fatores como atividade física, estresse ou repouso. Os valores ideais da "pressão normal" não devem ultrapassar 13 por 8, mas podem haver pequenas oscilações. Quando os níveis permanecem elevados, é importante procurar orientação médica.

A hipertensão é uma doença comum que atinge pessoas de qualquer idade ou sexo. Sabe-se também que a maioria dos casos é de origem familiar, e que contribui para o aparecimento da doença maus hábitos como ser obeso, sedentário, fumar, ingerir bebidas alcoólicas exageradamente, viver em constante estresse e comer muito sal.
Em muitos casos, a pressão alta não gera sintomas, mas esse silêncio é um perigo, pois aumenta o risco de infarto e de acidente vascular cerebral (o AVC, popularmente conhecido como derrame), insuficiência cardíaca e insuficiência renal.

Atitudes positivas
É aconselhável fazer a medição da pressão a cada seis meses e, se você tem casos de hipertensão na família, vale verificar a sua pressão com mais freqüência. Ao perceber tendência à pressão alta, procure um médico e faça acompanhamento regular. Provavelmente você precisará rever seus hábitos alimentares e de vida, além de utilizar medicamentos para controlar a doença, dependendo do caso.

Diga sim para
Prática de esportes como caminhada, natação, hidroginástica, yoga, seguindo sempre a orientação do seu médico; (e aqui acrescentamos uma orientação também de um treinador especializado, pois a prática errada de exercícios físicos pode trazer sérias conseqüências).
Consultas regulares ao médico;
Medicação diária, com prescrição médica. Não adianta tomar remédio quando percebe os primeiros sintomas da hipertensão.

Diga não para
Excesso de sal na comida;
Alimentos gordurosos;
Consumo exagerado de bebida alcoólica;
Sedentarismo;
Obesidade;
Cigarro;
Estresse.
Fonte: http://www.einstein.br

Pesquisa constata que exercício regular baixa glicose com eficácia de medicamento

BOAS NOTICIAS!!!

Uma pesquisa realizada por especialistas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) detectou que exercitar-se regularmente pode baixar o nível de glicose no sangue de pacientes com diabetes tipo 2 com a eficácia de um medicamento. Quando a prática é orientada os resultados são o dobro dos encontrados em quem pratica atividade por conta própria.
As conclusões do grupo de pesquisadores ganharam destaque na Journal of the American Medical Association, uma das principais revistas de divulgação da Associação Médica Norte-americana.
Ao revisar mais de 4 mil estudos publicados nos últimos anos e analisar detalhadamente 47 casos, os médicos gaúchos concluíram que qualquer tipo de trabalho físico ajuda a combater o diabetes tipo 2 – seja aeróbico, musculação ou uma combinação de ambos. Os médicos recomendam pelo menos 150 minutos semanais de exercícios orientados – cerca de duas horas e meia.
O maior benefício, entretanto, é atingido quando o paciente se exercita sob supervisão especializada. "Nesse caso, verificamos que a queda na glicose equivale à provocada quando incluímos um segundo remédio no tratamento dos pacientes", afirmou o cardiologista Jorge Pinto Ribeiro, do HCPA.
De acordo com a equipe gaúcha, um segundo medicamento excedente – aplicado geralmente para potencializar o tratamento – pode ser substituído por uma rotina bem orientada de caminhadas, corridas ou flexões. Quando o paciente faz atividades por conta própria, também consegue reduzir o nível de glicose, mas o benefício cai pela metade.
"Um especialista americano, que escreveu um editorial para o jornal da American Medical Association sobre o nosso artigo, chegou a sugerir que o governo de lá ajudasse a financiar programas de exercícios para a população", explicou a coordenadora do estudo, a endocrinologista Beatriz Schaan.
Também participaram do trabalho os endocrinologistas Jorge Luiz Gross e Mirela Azevedo, os alunos de pós-graduação Carolina Kramer e Daniel Umpierre. O controle da glicose é fundamental para evitar complicações do diabetes, que podem afetar coração, circulação, rins e olhos.

Treine com especialista
Treine com a Tred Sports
Profissionais capacitados em atender Grupos Especiais

Fonte: Site Uol

Diabetes: mais um risco para o coração

Quando mal-controlado, o diabetes aumenta – e muito – a possibilidade de infarto ou doença cardíaca.

A doença ocorre quando a glicose, principal forma de energia das células, aumenta sua concentração no sangue. Isso pode ocorrer durante a digestão de carboidratos contidos em alimentos como farinhas, massas, pães, batata, mandioca, doces e açúcares.  
Após o  processo digestivo, a glicose circula no interior dos vasos, sendo distribuída por todas as células do corpo para se transformar em energia. Para entrar nas células, ela depende da insulina, hormônio fabricado no pâncreas. 
Quando uma pessoa tem aumento da gordura abdominal, libera substâncias inflamatórias tóxicas prejudiciais à ação da insulina, causando o diabetes tipo 2.  
Essa é a forma mais frequente da doença em adultos. Mais raros são e continuarão sendo os casos de diabetes tipo 1, causados pela redução da fabricação de insulina pelo pâncreas após uma agressão do sistema imunológico.

 Ao se instalar no organismo, o diabetes segue uma lógica: as células não absorvem a glicose  como deveriam, pois a insulina não está agindo corretamente. Resultado: a glicose e a insulina excedentes sobram nos vasos. Esse acúmulo provoca danos, pois aumenta a formação de placas de gordura que geram coágulos que, por sua vez, podem entupir vasos ligados a órgãos como coração, cérebro e membros inferiores, causando infarto ou AVC (acidente vascular cerebral, popularmente chamado de derrame). Muitas vezes o infarto ocorre antes do diabetes apresentar sintomas ou ser diagnosticado.

Os riscos de um diabético sofrer infarto
 ao longo da vida chegam a 40% 
nos homens e 50% nas mulheres.


 As doenças cardiovasculares estão entre as causas mais frequentes de morte no Brasil. Evitar o diabetes significa afastar essa ameaça. E não é difícil seguir esse caminho. Primeiro, é necessário avaliar a presença de fatores de risco, como tabagismo, excesso de gordura abdominal, hipertensão, sedentarismo, dieta pobre em fibras e história de diabetes na família. 
 Quando esses fatores existem, o acompanhamento com um profissional de saúde promove uma melhora gradual no estilo de vida e reduz o risco de desenvolver a doença em cerca de 60%. Em pessoas com diabetes, a orientação ajuda a reduzir a gordura abdominal e a controlar melhor os níveis de pressão, colesterol e glicose, diminuindo os riscos de infarto e de AVC. Já os que não desenvolveram nenhum fator de risco sabem: boa alimentação e exercício físico regular podem manter o diabetes bem longe. 




















Fonte: Albert Einstein

Diabetes com Dr Drauzio Varella

Diabetes - O Inimigo Silencioso
O Dr. Drauzio Varella explica tudo sobre a doença que afeta 10 milhões de brasileiros.


Bom colocamos as postagens feita pelo fantástico, pois todos tem que saber o que é o Diabetes, como preveni-lo, como tratá-lo e o mais importante, como viver bem com ele.
Estamos aqui para informar que o exercício físico bem orientado por um especialista em grupos especiais faz toda a diferença, então treine com quem conhece a doença e o mais importante que saiba conduzir o treinamento com segurança, pois o a pessoa com diabetes, pode morrer sem sentir dor (por causa da doença).
Importantíssimo Uma pré anamnese (mini avaliação) a cada treinamento, tanto antes, quanto depois, para que você não corra risco e também treinar num horário bem adequado para sua saúde.


Acesse os links



Maioria dos brasileiros descobre diabetes na fase adulta

Primeiro passo para identificar a doença é medir a taxa de glicose. Para evitar complicações, é preciso cortar o açúcar, comer menos carboidratos e fazer exercícios. Acesse o vídeo 


Diabetes é uma das principais causas de ataque cardíaco

Drauzio Varella alerta sobre a importância do tratamento adequado. A diabetes é uma das principais causas de derrame, ataque cardíaco, insuficiência renal e amputação de membros. Acesse o vídeo

Diabéticos com baixa renda têm dificuldade para fazer tratamento
Diabetes exige controle rigoroso. Além de disciplina alimentar e atividade física diária, é necessário acompanhamento médico e aí é que mora o problema para quem não tem plano de saúde. Acesse o video

Crianças e jovens com diabetes podem levar vida normal
O importante é você manter um hábito alimentar no dia a dia que seja o mais rigoroso possível, para você ter liberdade até de cometer alguns excessos de vez em quando. Acesse o vídeo

Sempre atualizaremos este post.

Você tem duvida?
Entre em contato, deixe seu recado

Tred Sports - Informação e Saúde!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...