I made this widget at MyFlashFetish.com.

DIABETES - O inimigo mais que silencioso

Foi a reportagem do ultimo domingo no Fantástico.


Sempre falamos sobre Diabetes e Exercício, mas sempre é bom reforçar pois mais de 10 milhões de brasileiros são portadores de diabetes. A população de uma cidade do tamanho de São Paulo. Boa parte desses 10 milhões nem desconfia que tem a doença. Está mais do que na hora de mudarmos essa realidade. 


Como descobrir?
O único jeito de saber os níveis de açúcar no sangue é medir a glicose. (com jejum de oito horas para adulto, três horas para criança.)
Se der abaixo de 100, é porque está normal. 
Se o valor for acima de 126, é a faixa de diabetes. (Nesse caso, o exame deve ser repetido no dia seguinte, outra vez em jejum).  Se der acima de 126 mais uma vez, é preciso procurar um médico para fazer outros exames porque esta é a faixa do diabetes. 


Sintomas
Boca seca o tempo todo é sinal de alerta; 
Sede que não passa mesmo quando se bebe muita água é um sinal de diabetes; 
Fome exagerada;
Emagrecimento;
Urina em excesso;
Cansaço;
Dores nas pernas;
Machucados que não cicatrizam;
Visão embaçada. 
Mas mesmo que você não tenha nenhum desses sintomas, faça um exame de sangue para medir a glicose uma vez por ano. 


Sem controle, o diabetes pode virar uma doença muito grave, mas dá para evitar as complicações. É preciso cortar o açúcar da vida e comer menos carboidratos: pão, macarrão, batata, arroz e pizza. Além desses cuidados, é preciso fazer exercícios, dizer adeus à vida sedentária. Atividade física é absolutamente fundamental.
 









A prevenção é tudo!
Mas se você já tem a doença, nunca treine sozinho, treine com especialista em grupos especiais, pois o exercício mal orientado pode agravar a sua situação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas de saúde começam com suas perguntas
Deixe suas duvidas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...