I made this widget at MyFlashFetish.com.

Exercício X Colesterol







O colesterol é um constituinte necessário para algumas funções do organismo.
É importantíssimo como reagente de partida, para a formação de vários hormônios e para síntese do ácido biliar e da vitamina D. Sem o colesterol, nós não viveríamos!
Os problemas aparecem quando os níveis de colesterol no sangue sobem muito, ele é sintetizado pelo fígado, por um sistema compensatório, quanto maior a ingestão de alimentos ricos em colesterol, menor a quantidade sintetizada pelo figado.
O colesterol não é soluvel, não se dissolve no sangue, para ser transportado pela corrente sanguinea, ele tem que se ligar a proteinas e outros lipideos, formando as chamadas lipoproteinas.
Quando se mede o colesterol no plasma sanguíneo obtem-se o colesterol total, nele está incluída a fração, HDL (conhecido como colesterol bom) e  LDL (conhecido como colesterol ruim).

HDL  - Volta para o figado onde ele é novamente sintetizado
LDL - Porque se deposita nas células de vários tecidos.





Apesar de necessário, os altos níveis de colesterol (ruim), têm estreita relação com a ocorrência doenças cardiovascular em geral, não apenas com doenças cardíacas (infarto do miocárdio e a angina). Isso significa que os acidentes vasculares cerebrais ou derrames cerebrais, e a insuficiência vascular periférica, também fazem parte do quadro de enfermidade causado pela aterosclerose ou placa de ateroma (doença ligada pela elevação do colesterol, que provoca entupimento nas artérias e veias, conseqüentemente a diminuição do fluxo sanguineo) 

Diminuir a os indices de LDL (ruim) diminui a incidência de doenças cardiovasculares, a necessidade de cirurgia do coração, a necessidade da angioplastia e até da MORTALIDADE, também reduzindo os indices de mortalidade por outras doenças relacionadas.

Já o HDL (bom), quando ele está aumentado, diminui as incidências de doenças cardiovasculares.

Hoje a maior fator de risco associado à morte, se dá pelo aumento do colesterol ruim - LDL, causando a aterosclerose (formação de placas de ateroma nas artérias e veias), seguido de outros fatores diretamente relacionados. 





PREVENÇÃO E TRATAMENTO 

Requer mudanças no estilo de vida;
Controle da dieta;
Pratica regular de exercícios físicos;
Comportamento;
E até o uso de medicamento, se necessário.

O impacto do exercício físico nos níveis de colesterol é muito significante, desde que dosado na intensidade correta; Não só para o colesterol, mais para os outros fatores de risco também.

DICAS

Melhore seu comportamento alimentar, ele pode salvar a sua vida!




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...